PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 33980 > SAÚDE MILITARES DA FAB PARTICIPAM DE MUTIRãO PARA COMBATE AO AEDES AEGYPTI EM GUARULHOS

SAÚDE

Militares da FAB participam de mutirão para combate ao Aedes aegypti em Guarulhos

Publicado: 2019-05-10 15:58:00
Cem soldados da Base Aérea de São Paulo participam, até 31 de maio, do projeto Forças Armadas contra as Arboviroses

Cem soldados do Grupo de Segurança e Defesa de São Paulo (GSD-SP), localizado na Base Aérea de São Paulo (BASP), participam, de 6 a 31 de maio, do “Projeto Forças Armadas contra as Arboviroses”, campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti em Guarulhos (SP). 

A ação consiste no trabalho conjunto entre os militares e os agentes do serviço de saúde municipal na abordagem aos moradores das comunidades locais. São feitas a distribuição de material educativo e a eliminação de focos e possíveis criadouros de mosquitos transmissores de arboviroses - doenças causadas pelos chamados arbovírus, como o vírus da dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela.

“A participação intensiva dos militares do GSD-SP tem como objetivo interromper o ciclo das arboviroses na região, fortalecendo o vínculo entre a Força Aérea e a Secretaria de Saúde do Município, potencializando a mobilização da comunidade no controle de criadouros do mosquito. A presença dos soldados favorece a participação dos moradores na campanha, pois sentem-se mais seguros em abrir suas casas, reduzindo assim o número de recusas, integrando ainda mais a FAB junto à comunidade local”, explicou o Chefe da Seção de Operações do GSD-SP, Major de Infantaria Lon Guaranay Cardoso Lopes, .

“Só na minha família temos dois casos de dengue. O trabalho de conscientização é muito importante e esclarecedor, pois a prevenção ainda é a melhor forma de combate. Nossa comunidade agradece à Força Aérea pelo apoio”, disse Magali Morangon, moradora local.

A Bióloga da Prefeitura de Guarulhos, Patrícia de Oliveira Nascimento, informou que somente em 2019 já foram registrados 1.274 casos confirmados de dengue no município, ou seja, um aumento de 1.150% em relação ao ano passado. “Com base nesses dados, surgiu a necessidade de intensificar o nosso trabalho de controle de endemias, em ações de promoção e prevenção da saúde com o objetivo de atingir o maior número de pessoas possível. Nesse contexto, o apoio dos militares da Força Aérea tem sido fundamental, estamos muito gratos pela contribuição impar”, enfatizou.

Fotos: Soldado Zancanaro / BASP